quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Resenha | Na ilha | Por: Mari Alves

Oi, gente!

Vocês já se imaginaram vivendo em uma ilha deserta e tendo que se virar para conseguir sobreviver? Seria muito difícil e com certeza poucos seriam os que conseguiriam sobreviver. Hoje trago pra vocês a resenha do livro Na Ilha de Tracey Garvis Graves. Uma leitura envolvente e difícil de largar. Espero que gostem! 


Sinopse:

Anna Emerson é uma professora de inglês de 30 anos desesperada por aventura. Cansada do inverno rigoroso de Chicago e de seu relacionamento que não evolui, ela agarra a oportunidade de passar o verão em uma ilha tropical dando aulas particulares para um adolescente. T.J. Callahan não quer ir a lugar algum. Aos 16 anos e com um câncer em remissão, tudo o que ele quer é uma vida normal de novo. Mas seus pais insistem em que ele passe o verão nas Maldivas colocando em dia as aulas que perdeu na escola. Anna e T.J. embarcam rumo à casa de veraneio dos Callahan e, enquanto sobrevoam as 1.200 ilhas da Maldivas, o impensável acontece. O avião cai nas águas infestadas de tubarão do arquipélago. Eles conseguem chegar a uma praia, mas logo descobrem que estão presos em uma ilha desabitada. De início, tudo o que importa é sobreviver. Mas, à medida que os dias se tornam semanas, e então meses, Anna começa a se perguntar se seu maior desafio não será ter de conviver com um garoto que aos poucos torna-se homem.


Ficha Técnica:

Título: Na Ilha
Autor: Tracey Garvis Graves
Páginas: 288
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Minha avaliação:



Anna Emmerson é uma professora de inglês de 30 anos que se encontra em um momento complicado de sua vida. A jovem namora John há alguns anos e se sente pronta para casar e ter filhos, porém seu namorado não compartilha do mesmo desejo. Por esse motivo ela está num momento de dúvidas, não sabe se termina com John e parte para outro relacionamento ou se dá outra chance para ele.

T.J. Callahan é um adolescente de 16 anos que está com câncer em remissão. Devido ao tratamento, T.J. ficou um pouco atrasado em relação a sua turma da escola, e por esse motivo, os pais do adolescente contrataram Anna para lhe dar aula durante as férias de verão.



Os pais de T.J. decidem passar as férias nas Ilhas Maldivas, e é lá que a Anna dará aulas para ele. A família do garoto viaja uns dias antes e a deixam como tutora do adolescente. Dias depois, os dois viajam, mas por problemas na hora de fazer a conexão com o segundo avião, eles acabam pegando um hidroavião para não terem que ficar esperando mais um dia no aeroporto.

No voo embarcam somente a Anna e o T.J. juntamente com o piloto do avião, Mick. Durante o trajeto, Mick começa a passar mal e pede para que eles coloquem o colete salva vidas pois sente que a qualquer momento pode perder o controle do avião. O piloto acaba tendo um infarto e eles caem na água. Os dois acabam virando náufragos e a única saída é nadar até a ilha mais próxima enquanto esperam o resgate. Mas o resgate acaba demorando mais do que eles imaginavam...

"Nós nos deitamos um ao lado do outro, relaxando. Pensei em Grace e em Alexis, na minha mãe e no meu pai. Eles provavelmente estavam sofrendo, comemorando o primeiro Natal sem mim."

O livro conta a história de náufragos lutando para sobreviver em uma ilha deserta. Mas também tem uma pitada de romance, pois a convivência acaba aproximando Anna e T.J.. O adolescente que vai "virando" homem começa a chamar a atenção de Anna.



" - Mas eu não me encaixo no seu mundo.
- Nem eu - disse ele, com a expressão terna, mas decidida. - Então, vamos construir o nosso. Já fizemos isso antes."

Minha opinião:

O livro me conquistou em primeiro lugar pela capa. Ela trás uma mulher olhando para o mar, o que nos faz ter a sensação da solidão da Anna na imensidão do mar.
O livro tem páginas amareladas e a diagramação é ótima para a leitura. Com relação a divisão dos capítulos, eu gostei bastante por serem bem curtinhos. Gosto de capítulos curtos pois a leitura flui melhor.
A história é bastante envolvente, você se sente vivendo na ilha juntamente com os personagens. Só achei que em alguns momentos a autora colocou alguns acontecimentos um pouco irreais e repetitivos. Os personagens também tiveram muita sorte pois todos os seus objetos perdidos da queda do avião, no momento em que eles mais precisavam, chegavam a ilha.
No geral achei o livro muito bom, a história conseguiu me deixar bastante envolvida. Recomendo!

E ma
is duas notícias boas: 


1 - Descobri que o livro tem um Spin Off, que é a história do Owen Sparks, um homem que ficou um tempo na mesma ilha, antes da Anna e do T.J. chegarem lá. Por enquanto ainda não tem uma versão em português, mas em inglês o nome do livro é Uncharted. 

2 - O livro vai virar filme! \o/  Espero que a adaptação seja tão boa quanto o livro.


E aí, vocês já leram?
Beijos e boas leituras...

[Mari Alves]




Nenhum comentário:

Postar um comentário