terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Indicação de leitura | Guinness World Records | Por: Cristiano Machado

Você sabe qual o pula pula utilizável mais alto do mundo? Ou a barba mais longa de uma mulher viva? E a cidade mais densamente povoada do planeta? Para descobrir esses e diversos outros recordes mundiais não é necessário perder horas com pesquisas na internet ou assistindo televisão. Caso você tenha curiosidade em descobrir os recordes mais insólitos já batidos, não pode deixar de comprar o Guinness World Records.


O livro, popularmente conhecido como O Livro dos Recordes, é uma publicação anual onde estão contidos os mais diversos tipos de recordes quebrados em milhares de categorias diferentes. Para ser reconhecido como um recorde mundial, o feito tem que ser testemunhado e julgado pelos jurados do GWR em uma data previamente agendada com os mesmos (na internet você encontra os meios de contactá-los, caso tenha interesse).  

A publicação é patrocinada pela cervejaria Guinness, e por essa razão seu nome está incluído no título do livro. A primeira edição foi publicada em 1955, sendo atualmente publicado pela editora HIT Entertainment. O livro dos recordes é publicado em mais de vinte línguas, incluindo o português brasileiro. No Brasil é publicado pela editora Agir, sendo que em épocas mais remotas ele já foi traduzido e lançado pela editora Três, que a publicou em 1993, como vemos na foto abaixo (a mesma editora que publica as revistas ISTO É e Runner's World).


Em 2003 o livro ultrapassou a marca de 100 milhões de cópias vendidas, e é um dos títulos mais vendidos dos Estados Unidos e no Reino Unido. Desde os primeiros anos desse século o leque de publicações voltadas para os temas de recordes e curiosidades aumentou, ganhando títulos com temas específicos, como FIFA Recordes do Futebol Mundial e Guinness World Records Gamer's Edition (foto abaixo). 


Respostas das perguntas do primeiro parágrafo: 

Pula pula utilizável mais alto do mundo: Pertence a Fred Grzybowski (EUA), tem 2,91 m de altura, e foi apresentado em 2011.

Mais longa barba de uma mulher viva: Vivian Wheeler (EUA), 25,5 cm, em 2011.

Cidade mais densamente povoada: Dacca, em Bangladesh (44,5 mil cidadãos por km², em 2013).

Para ver esses e outros recordes, não deixe de comprar o Guinness World Records 2016 (disponível na submarino.com e americanas.com por R$ 45,99).

[Cristiano Machado]

Nenhum comentário:

Postar um comentário