quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Resenha | Por isso a gente acabou - Daniel Handler

Oi, gente!

Vamos a leitura da semana? O livro que li essa semana foi Por isso a gente acabou de Daniel Handler. O autor também escreveu a série de livros chamada Desventuras em Série, mas utilizou o pseudônimo Lemony Snicket.


Sinopse:

Quem nunca teve o coração partido? Min Green, uma garota aficionada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, está padecendo dessa dor. Depois de apenas algumas semanas de um relacionamento intenso com Ed Slaterton, que além de ser o melhor do time de basquete da escola é um gato, está sozinha e cheia de lembranças amargas.
Para dar fim a esse sofrimento, ela decide entregar ao ex-namorado uma caixa repleta de objetos que de alguma maneira se tornaram significativos para o casal: ingressos de cinema, uma máquina fotográfica, um elástico de cabelo, um caminhãozinho de brinquedo, um pacote de camisinha, etc. Junto da caixa, Mim deixa uma carta que fala sobre cada um desses objetos, o episódio que eles representaram na vida dos dois, sempre acrescentando novas razões para o rompimento.





Ficha Técnica:

Título: Por isso a gente acabou
Autor: Daniel Handler
Páginas: 368
Ano: 2012
Editora: Companhia das Letras
Minha avaliação:




Sabe quando estamos apaixonados e guardamos tudo que possa relembrar o momento vivido? Um ticket de cinema, um bilhetinho, um objeto marcante, uma fotografia e etc. Diversos objetos que aos olhos de outras pessoas podem parecer insignificantes, mas para a gente tem todo um significado. Minerva Min Green tinha esse hábito de guardar as coisas numa caixinha e no final de seu relacionamento com Ed Shaterton, ela resolve dar essa caixa cheia de objetos juntamente com uma carta contando o significado e a história de cada item.

"Por isso a gente acabou" fala sobre o primeiro amor. O típico namoro adolescente no qual na maioria das vezes se criam muitas expectativas achando que será para sempre. Quem nunca teve um coração partido? Quem nunca sofreu por alguém? O primeiro amor na maioria das vezes é assim, até porque é uma primeira experiência. Você nunca viveu isso antes, então se entrega completamente para a outra pessoa na esperança de que seu par também sinta o mesmo. Mas o sentimento na maioria das vezes é diferente.

Estou contando por que a gente acabou, Ed. estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais.

Min é uma menina apaixonada por filmes antigos e bem longe de ser popular. Ed Shaterton é o cocapitão do time de futebol, popular e um imã de garotas. Indo contra a opinião de todos os seus amigos, Min resolve dar uma chance ao Ed e os dois começam a namorar. Na carta podemos ver os pontos altos e baixos do namoro. Percebemos como Min sabia exatamente onde estavam os erros e acertos da relação, sabia até o momento que eles deveriam ter terminado, mas como uma adolescente apaixonada, ela tenta de todas as maneiras salvar o seu relacionamento.

Ed é um garoto que durante a leitura não sabemos se ele realmente a ama ou não. Em alguns momentos ele faz de tudo para vê-la sorrir, porque o sorriso dela é importante para ele. Mas em outros momentos, suas demonstrações de afeto são confusas, ele parece indeciso. Apesar dos amigos de Min falarem que ele não combina com ela, Min não acredita e continua tentando fazer o namoro dar certo. Ele me deixou dividida também, em alguns momentos eu me perguntava porque a Min estava com o Ed se ele parecia um completo babaca e em outros ele tinha atitudes fofas com ela e parecia realmente amá-la.


"Por isso a gente acabou" foi um livro que me criou muitas expectativas por ver sempre avaliações positivas sobre ele. Mas a história foi bem diferente do que eu imaginava, começando pela escrita. O livro é escrito em primeira pessoa, já que é uma carta da Min para o Ed. E eu nunca tinha lido um livro inteiro assim. No início achei confuso por ser a Min contando o que havia acontecido, mas do meio do livro para frente comecei a me envolver com o enredo e gostei. 

O outro ponto positivo do livro são as ilustrações. Maira Kalman fez o desenho dos objetos que estavam dentro da caixa e simplesmente, arrasou! O livro ficou bem colorido e bonito.

Para finalizar, eu não dei cinco estrelas para esse livro pois não gostei muito do final. Um livro que tinha tudo para cair na mesmice por ser a história de uma menina com uma desilusão amorosa, foi bem surpreendente, porém o final foi meio clichê, e por isso eu não gostei muito.

E vocês, já leram?

Beijos e boas leituras!








Nenhum comentário:

Postar um comentário