sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Livros Infantis Marcantes

Hey galera! Como vocês estão vendo, hoje temos um post compartilhado. A Leila, o Valdir e eu (Déh) resolvemos fazer um post sobre os livros infantis que marcaram nossa vida. Ok, vamos lá!


Déh
O meu primeiro livro lido foi A Ilha Perdida, de Maria José Dupré. Eu já contei um pouco da minha história com esse livro aqui, no post sobre a Coleção Vaga Lume, mas hoje vai a completa. Quando eu comecei a ler, a minha iniciação foram os gibis da Turma da Mônica. Minha tia me emprestava e com eles ganhei agilidade e mais vontade de ler ainda. No pré escolar, já costumava ler livrinhos de clássicos, daqueles que todo mundo lê quando está aprendendo, mas nunca tinha pegado nada que passasse de 20 páginas. E é por isso que considero A Ilha Perdida como um marco pra mim. Ele foi o primeiro livro com mais de 100 páginas que li e que abriu a porta para outros dessa coleção incrível e para que eu continuasse sendo uma leitora até hoje.
 



O segundo livro que super me marcou e que tem temática infanto juvenil, veio depois de grande e foi As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis. Quando o primeiro filme (O Leão, A Feiticeira e o Guarda- Roupa) lançou, em 2005, no outro ano eu assisti e achei incrível. Eu não sabia que era um livro, e só fui saber disso depois do lançamento do outro filme, Príncipe Caspian, só em 2008. E só tive oportunidade de ler em 2014 quando uma amiga me emprestou. E foi o melhor livro do ano! Uma experiência espetacular e que se pudesse, faria releitura de Nárnia todos os anos. E por causa do filme, a história O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa é a minha preferida no livro.



Leila

Bom pessoal, não me lembro claramente qual o primeiro livro que li. Aqui em casa tinha (e ainda tem!)muitos livros infantis, então eu me acabava e fazia a festa com Ziraldo e Mauricio de Souza. Só que sempre tem aquele que marca a nossa vida e o meu foi o "Liga-Desliga" de Marcelo Pires, Camila Fraco e Jarbas Agnelli (Ufa!), adorava ler a historia da televisão que não saia da frente do menino (Exatamente isso, a história aqui inverte rsrsrs). Acho que toda criança deve ler esse livro, principalmente as que não saem da frente da tv (Tipo eu na época rsrs).




O segundo livro que marcou minha transição de criança para pré-adolescente foi "Quarto de menina" da Livia Garcia-Roza (Perfeita escritora, suas palavras chegam no que realmente sentimos, percebi isso e era só uma criança). Um livro sobre uma menina que também está na transição criança- adolescência, e está cheia de  dúvidas sobre tudo. Só que o mais legal é sua inocência em relação aos brinquedos que conversam com ela. É muito interessante e legal mesmo. Recomendo para todas as meninas.







Valdir


Então, minha infância não era voltada ao mundo da leitura. Quando aprendi a ler, eu lia gibis da Disney, da Turma da Mônica e do Curitibinha (um personagem criado para comemorar os 300 anos de Curitiba em 1993, eram desenhados pelo cartunista Marcos Vaz). Então ganhei da minha mãe a coleção de livrinhos Filhotes Amigos, que contava historinhas curtinhas de alguns filhotes (é óbvio, hahaha). Mas o livro que me marcou mesmo foi O barquinho amarelo, da Iêda Dias Da Silva. Ele reúne outras historinhas que são um pouco poéticas, foi um dos livros que me auxiliou na minha alfabetização. Lembro que muitos não gostaram do livro na minha sala de aula, mas eu adorei e até peguei emprestado da biblioteca da escola para reler outras vezes.




Posteriormente eu não li mais livros, no caso não li livros por vontade própria, pois na escola tinha aquelas leituras conjuntas com a classe, tipo, cada um lia um parágrafo e depois fazíamos atividades sobre ele, mas nenhum dos ivros lidos dessa forma me marcou. :\


Então galera, esses são os livros com temática infantil que nos marcaram de algum modo... Tem algum que te marcou? Comente abaixo! Gostou do blog? Siga a gente e compartilhe com a galera!
Até a próxima! Beijos :D





Nenhum comentário:

Postar um comentário