segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Resenha | Extraordinário - R J Palacio

Olá, galerinha. Tudo bem?
Vamos de resenha então? espero que gostem.

Resenha | Extraordinário – R J Palácio
Intrínseca. 318 Páginas.






 Extraordinário conta a história de August(Auggie). Um garoto de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial. Auggie nunca frequentou a escola, pois sempre tinha que fazer cirurgias e ficava longos períodos internado no hospital. Até os 10 anos ele foi educado pela mãe. Sempre sofreu muito preconceito por causa de sua aparência, mas aprendeu a não ligar para isso, pois ele sempre soube que apesar de sua aparência ele é como qualquer outro garoto de 10 anos.

 Após várias cirurgias e longas recuperações a mãe de Auggie acha que já está na hora de ele começar a frequentar a escola. De início Auggie não gosta muito da ideia, mas acaba aceitando com a condição de que possa desistir caso não se adaptasse. A família sempre o apoiou muito, tanto seus pais como sua irmã, Via.

 Auggie foi convidado a fazer uma visita a nova escola antes de as aulas começarem. O Sr Buzanfa, diretor da escola, chamou três dos alunos antigos para receber Auggie, que foi fazer um tour com eles para conhecer a escola. Onde já começou a sofrer preconceito por ser “diferente”.

 Durante o ano letivo Auggie conhece várias crianças. Já não bastasse a dificuldade de ser aluno novo em uma escola, ele ainda tem que lidar com o preconceito dos alunos e seus pais na nova escola. Com muita garra, ele passa por cima das dificuldades e preconceitos que passa na escola por causa das pessoas que não entendem que ele é uma pessoa normal. Durante a trama Auggie tenta convencer a todos que apesar de sua deformidade ele é como qualquer outra pessoa. O que ele não esperava é que mesmo em sua família havia preconceito por sua condição.

 O livro é narrado em primeira pessoa, mas além de Auggie, alguns amigos e familiares também narram. A leitura é fácil, e emocionante. A escrita da autora é boa, com exceção do capítulo narrado por Justin, que não te formatação (não sei por qual motivo). Dá pra ler tranquilamente em três dias.

 Pelo fato de ser narrado em primeira pessoa podemos ver o quanto é difícil para as pessoas que sofrem preconceito. Auggie é um menino incrível, fã de Star Wars e um muito inteligente. Não leiam esperando que ele fique lindo, o livro termina e ele continua com a deformidade. O que muda é o modo eu as pessoas veem ele. 

 A mensagem que o livro passa é tocante, tirei dele coisas eu irei levar para a vida. Esse é um livro que todas as pessoas deveriam ler. Recomendo a leitura

Ágno R. Vilar

Essas são minhas redes sociais:

Me Adicionem :)

Canal do Youtube | Book Bus
Página do Face | Book Bus
Twitter | Book Bus
Instagram | Book Bus
Skoob | Agno R. Vilar

Nenhum comentário:

Postar um comentário