quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sobre "Jouhan e o Espelho de Zanandra" e a autora Marcela Alves

Sobre o livro/Resenha:

Você gosta de histórias de aventura?

Se a resposta for "sim", leia Jouhan e o Espelho de Zanandra!

Você gosta de batalhas empolgantes?

Se a reposta for "sim", leia Jouhan e o Espelho de Zanandra!

Você gosta de dragões e dinossauros?

Se sua reposta também for "sim", leia Jouhan e o Espelho de Zanandra!

O livro tem uma linguagem simples, muito bom de ler!

Marcela Alves é a mente por traz desta história fantástica que envolve a história da civilização Asteca com a ficção. É simplesmente incrível!
Jouhan é um jovem que recebe de seu avô uma missão, que é nada mais, nada menos que proteger um artefato chamado Espelho de Zanandra. Porém o que o menino não sabia, era que após isso, sua vida iria mudar completamente. Junto a ele está Dr. Victor Verner,  um renomado arqueólogo e paleontólogo. E para completar o grupo de aventureiros está Jayme, um garoto popular que sempre está metido em alguma confusão, e Alicia,  uma linda garota, porém muito durona!

E é com esse grupo improvável que você irá se divertir neste incrível livro... Faz um bom tempinho que li, mas eu recomendo!

Sobre a Autora:

Marcela Alves da Costa, reside no Rio de Janeiro. Ela é autora do livro Jouhan e o Espelho de Zanandra.

Legenda:
V : Eu, Valdir Henrique 
M: Marcela Alves

[V]:Olá Marcela, tudo bem?

[M]:Olá! Tudo bem! :)
E com você?

[V]:Vou muito bem! :D

Então Marcela, eu e os nossos leitores queremos te conhecer melhor. 

Você sempre gostou de ler? Lembra qual foi seu primeiro livro?

[M]:Sim. Sempre gostei de ler! Minha infância toda passei lendo gibis! Mas o meu primeiro livro mesmo foi O Pequeno Príncipe.
De Antoine de Saint-Exupéry.
Um clássico que comove e dialoga com crianças e adultos.

[V]:Ah, muito bom, esse livro é  incrível!
Qual seu gênero literário favorito?

[M]:Gosto de fantasia, ficção, investigativo... O mistério é algo que mexe com o ser humano. Tenho um gosto um pouco eclético sim. Mas não vou negar a minha preferência por aventura e fantasia.

[V]:Ah, sim, já podemos notar essa preferência pelo seu livro!

E a escrita, você sempre gostou de escrever, ou levou algum tempo para tomar gosto pela coisa?

[M]:Sempre escrevi. Exercitei muito a minha escrita quando era jovem. Lia muito! Não só livros, mas desde a infância tinha muito gosto por revistas e jornais. Então na adolescência aprendi a escrever pequenos e grandes textos por puro prazer. Colocava minhas idéias no papel, minhas opiniões, minhas indignações, frustrações e poemas. Tinha cadernos com muitas dessas "cartas" que não mandei. rs...

[V]:Hehe. Acho que grande parte dos escritores tinham esse hábito de ter seu "caderno especial" rs'.
Bom, e sobre o seu livro, de onde veio inspiração?

[M]:Hahaha! O livro é uma história um pouco engraçada. Na verdade eu poderia mentir aqui pra você e dizer.. "Óh! Eu tive uma iluminação divina" e talz... Mas não foi nada disso! A ideia (vou contar em primeira mão) surgiu de um desafio mesmo. Eu tinha acabado de assistir a um filme de aventura do qual eu esperava mais em qualidade de roteiro, e ao término do filme, me sentindo um pouco decepcionada, virei para o meu marido, na época noivo e disse: "Você duvida que eu possa fazer melhor que isso?" A resposta imediata foi: "Vai lá!" . Imediatamente eu peguei o meu notebook e comecei a escrever.

[V]:Hahaha... Nossa, e você pode dizer qual o nome desse filme?

[M]:Hahahah! Não acho elegante dizer!

[V]:Ok, eu entendo!
Mas vou dizer mesmo sem saber qual foi esse filme... Você conseguiu, venceu essa aposta!

[M]:Poxa! Obrigada! Fico feliz em saber que agradei.

Quero acrescentar que na época eu estava passando por um momento muito delicado da minha vida, com a perda da minha irmã...  Foi muito importante pra mim ter tido esse escape que acabou resultando em um projeto de vida.

[V]:Não sabia disso, sinto muito pela sua irmã!

[M]:Obrigada.

[V]:Acredito que ela estaria muito orgulhosa de você! 

Você criou todo uma mitologia incrível em Jouhan, e eu adorei! A leitura era tão gostosa que eu perdia noção do tempo lendo! Até desacelerei a leitura pro livro durar mais! Rs'

[M]:Você não sabe o quanto me deixa feliz em saber disso.
Foi tudo feito com muito carinho e cuidado.

[V]:E você pode nos dizer se vai ter uma continuação ou algum projeto novo?

[M]:Pode ser que tenha continuação sim, mas no momento estou focada em um outro projeto. Na realidade, desde o início o objetivo era roteiro. Me aventurei na escrita de livros e achei fascinante, mas resolvi navegar em outras águas agora. Estou empenhada em roteiros. Mas nunca irei descartar o amor ao meu primeiro "filho".

[V]:Entendo. Hehe!
Se o objetivo é roteiros, então vem coisa boa pela frente... Acredito que ainda é sigiloso, não?!

[M]:Talvez. Hahah! Mas vindo de mim, pode esperar bastante mistério na trama!

[V]:Ah, e você sabe fazer isso muito bem!

[M]:Obrigada. Não me sinto muito a vontade com elogios. Sou meio desajeitada com eles. Haha!
Sabe aquele tipo de situação em que você está apresentando um trabalho escolar e não sabe onde pôr as mãos? Pois é...

[V]:Entendo perfeitamente como é isso! :D

[M]:Hahah!

[V]:Agora um momento de dar sua opinião.
O que você acha da literatura atual?

[M]:Acho que a qualidade caiu um pouco. Está tudo muito previsível no mundo literário. Sinto muita apelação e confusão.. Tentativas frustradas de alcance de publico. Como se mirassem em algo e acertassem em outro completamente diferente. Sinto falta da magia da leitura, daquilo que nos instiga, que nos surpreende a cada página. Está tudo muito repetitivo. Claro que temos belíssimas exceções, como a JK por exemplo, mas a maioria está bem perdida sim.

[V]:Concordo! 
E qual sua visão sobre a Internet e literatura, acha que atrapalha ou incentiva os jovens de hoje?

[M]:Não vejo problema. A internet é uma ferramenta magnífica! Se está falando de livros virtuais, são válidos sim. São mais acessíveis em questão de valores e práticos para quem não pode carregar um livro para qualquer lugar. Mas confesso que, pessoalmente, prefiro a temperatura de um papel a de uma tela de touch!

[V]:Entendo e concordo novamente. Nada como folhear cada página! Eu também não tenho muita paciência pra ler em formato digital!
Bom, tomei uma boa parte do seu tempo, mas para encerrar com um momento de descontração, faça um top 3 dos seu livros favoritos!

[M]:Indico e indicarei sempre "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry. Que é uma história clássica e profunda com sutileza. "O Vendedor de Sonhos" de Augusto Cury, um mega soco de realidade humana, feito para aquele encontro com nós mesmos e "O menino dos Fantoches de Varsóvia" de Eva Weaver, que fala sobre o holocausto na segunda guerra e a tentativa de superação de uma criança.
Pode ter mais um? O meu! Jouhan e o Espelho de Zanandra! Hahaha!
Eclética né? Eu avisei...

[V]:O último fica como bônus, hahaha.

Bem eclética!

Vou até anotar esses dois títulos citados para futuras leituras!

Muito obrigado por conceder essa entrevista, a equipe do Em Cada Cantoagradece! E claro, nossos leitores também!

[M]:Eu que agradeço! Foi muito bom e muito divertido!
Acabou...? O.O

[V]:Infelizmente sim, quem sabe marcamos uma parte 2!

[M]:Hahah! Ok. Adorei! ^^

E aqui se encerra!
Espero que tenham gostado da dica de leitura e da entrevista, até a próxima! ;)

Página da Marcela no facebook AQUI
Site AQUI 

Texto: Valdir Henrique
Revisão: Déh Soares

6 comentários:

  1. Nossa que fofa ela,adorei vou buscar saber mais!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdir Henrique, mandou muito bem na entrevista com a Marcela Alves. Gostei mesmo. Não a conhecia. Pude conhecer um pouco através de você. Grato pela publicação.
      E vocês já deixaram 3 dicas de leitura e eu já vou incluir na minha lista de próximas leituras.
      Grato.

      Excluir
    2. Valdir Henrique, mandou muito bem na entrevista com a Marcela Alves. Gostei mesmo. Não a conhecia. Pude conhecer um pouco através de você. Grato pela publicação.
      E vocês já deixaram 3 dicas de leitura e eu já vou incluir na minha lista de próximas leituras.
      Grato.

      Excluir