quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projetos de incentivo a leitura

Oi gente! Hoje estou aqui pra fazer meu primeiro post oficial. Uhuuuuuul \o/

Venho compartilhar com vocês alguns projetos de incentivo a leitura que tomei conhecimento (os dois primeiros) e outros que conheço há alguns anos e que eu já tive a oportunidade de participar (os dois últimos).
O bom de todos os projetos é que eles vem ganhando força e estão a cada dia crescendo e abrangendo mais municípios e estados.
Espero que vocês curtam os projetos e possam conhecê-los de perto!

1º Projeto:  “Leitura do Vagão”



O projeto foi criado pelo desenvolvedor de softwares Luis Fernando Tremonti de 26 anos e acontece no metrô de São Paulo. Funciona da seguinte maneira: um livro é deixado no banco para que um usuário distraído possa lê-lo durante seu percurso no metrô. Caso a pessoa goste, ela pode levar o livro para casa e terminar de ler. Depois, essa pessoa tira uma selfie com o livro e usa a hashtag #leituranovagao para relatar curiosidades sobre a obra. Então, o livro é passado para frente para que outros possam ler. O conceito criado em SP já existe fora do Brasil e é conhecido como “bookcrossing”.


2º Projeto:  “Ninho de livro”


O projeto começou a acontecer em janeiro deste ano, por iniciativa da agência Satrapia,  na praça Sarah Kubitschek, em Copacabana. Em fevereiro foram instalados outros dois “ninhos” no Vidigal e no Parque Guinle. Nos meses seguintes foram instalados mais nove “ninhos” em outros lugares do Estado do Rio de Janeiro. Em julho, o projeto chegou a Fortaleza, com a proposta de implantar dez “ninhos” na cidade, o primeiro já foi instalado na Avenida Santos Dumont.
As casinhas chamadas carinhosamente de “ninhos” são azuis e possuem nuvens brancas pintadas. Em julho também surgiram casinhas vermelhas com nuvens brancas que pertence a editora Intrínseca, nova parceira no projeto. As casinhas vermelhas são abastecidas com material exclusivo da editora. 


O público que frequenta o espaço poderá encontrar livros deixados ali por quem já os leu e deseja que as histórias voem por aí.



3º Projeto: “Leia para uma criança” do Itaú



O projeto Leia para uma criança, fundado a quatro anos pelo Itaú, tem como objetivo incentivar a leitura para as crianças. É na primeira infância que a criança começa a se interessar pelas histórias e tem a oportunidade de conhecer o mundo mágico destas.
Dessa maneira, a Fundação Itaú social, promove uma campanha de distribuição de livros gratuitos uma vez por ano. A coleção de livros está disponível no site do Itaú criança e qualquer pessoa pode solicitá-la. Os livros são entregues em no máximo 20 dias, sem cobrança nenhuma.
O Itaú também criou uma campanha de troca de livros infantis em parceria com o site Skoob. Na página são anunciados diversos livros para a troca entre os usuários.

4º Projeto:  Mais Leitura




O projeto Mais Leitura é uma iniciativa da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, que disponibiliza livros entre R$ 2 e R$4 para a população fluminense. O cliente pode adquirir gratuitamente um cartão onde são colocados seus dados e uma foto (tirada na hora) e nesse cartão são somados os livros que são comprados. Quando o cliente somar mais de dez livros comprados, ganha um de graça. O objetivo é garantir acesso à informação e ao aprendizado, além de formar novos leitores. Há estandes fixos e estandes itinerantes.
Os estandes fixos estão no Shopping Bay Market, em Niterói, na região metropolitana; nas unidades do Rio Poupa Tempo do Bangu Shopping, na zona oeste; São Gonçalo Shopping, também na região metropolitana, e Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, Baixada Fluminense. O estande que tinha em São Gonçalo, infelizmente fechou (logo no município onde moro L).
O projeto também conta com unidades itinerantes que são montadas em outros municípios mais distantes por determinado tempo, o que faz com que mais pessoas tenham acesso.


Espero que tenham curtido!
Até breve! ;*



Fonte:  Oglobo / Itaú criança /Catraca livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário